10 dicas para se livrar do calote

10-dicas-para-evitar-o-caloteTodo mundo que trabalha com vendas, uma hora ou outra, vai precisar cobrar. Sabemos que essa não é a mais agradável das tarefas e, por isso, preparamos dicas para te livrar do calote!

Muitas clientes tem pressa em receber o produto, mas nem tanta rapidez assim para efetuar o pagamento. Para complicar ainda mais, a maioria das pessoas não gosta de ser cobrada e, algumas vezes, podem ficar ofendidas.

O importante é manter o profissionalismo para afastar o calote e manter um bom relacionamento com as clientes. Confira as dicas que preparamos para uma cobrança efetiva:

  • Tenha em mente que não é errado cobrar quem está em atraso com a obrigação de pagar. Se você entregou o produto, é natural que receba por ele.
  • Você pode cobrar por e-mail ou WhatsApp. Cobrar por escrito pode trazer bons resultados.
  • Quando for cobrar, por escrito ou oralmente, mantenha uma postura mais formal. Isso indicará para a cliente que o assunto é sério!
  • De forma sutil, porém firme, demonstre que o não pagamento poderá acarretar algumas consequências mais sérias e desnecessárias como, por exemplo, uma ação judicial de cobrança.
  • Diminua o risco na hora da venda! Nós escrevemos dicas importantes sobre isso em “Cobrar faz parte”.

  • Você pode diminuir a inadimplência ao vender através do cartão de crédito. Leia mais sobre as vantagens de vender com o cartão em “Parcelar para vender mais“.
  • Se for uma venda a prazo, ou parcelada, receba um valor como entrada sempre.
  • Não entregue a mercadoria antes de receber, ao menos, um valor como sinal.
  • Se possível, entregue um papel com informações detalhadas sobre o pagamento – contendo, por exemplo, datas e valores. Você poderá incluir, ainda, um texto que fale sobre a cobrança de juros em caso de atraso!
  • Se o cliente não está pagando, você precisa ser clara, objetiva e transparente na cobrança. Se possível, ofereça alternativas – como um pequeno parcelamento da dívida, por exemplo.

Acreditamos que estas dicas poderão ajuda-la a evitar os calotes e manter uma boa relação com as suas clientes.

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Sucesso, boas vendas e até breve! 😉

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